Wikipédia-
POST (Power On Self Test) é uma sequência de testes ao hardware de um computador, realizada pela BIOS, responsável por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional. Se for detectado algum problema durante o POST a BIOS emite uma certa sequência de bips sonoros, que podem mudar de acordo com o fabricante da placa-mãe. É o primeiro passo de um processo mais abrangente designado IPL (Initial Program Loading), booting ou bootstrapping.
Alguns dos testes do POST incluem:
- Identifica a configuração instalada;
- Inicializa todos os dispositivos periféricos de apoio da placa-mãe;
- Inicializa a placa de vídeo;
- Testa memória, teclado;
- Carrega o sistema operacional para memória;
- Entrega o controle do micropocessador ao sistema operacional.
Wikipédia-
- Quando ligamos o PC um sinal elétrico percorre um caminho programado até a CPU, passando pela placa-mãe (mainboard). A CPU encontra e ativa o programa de inicialização na BIOS da ROM. O qual conduz o POST (Power ON Self Test).
- A CPU então ativa o programa de inicialização do sistema básico de entrada e saída (BIOS) do PC que inicia uma série de testes de verificação do sistema. O Chamado POST.
- A CPU, comandada pelo POST, faz um teste de si mesma e do próprio programa POST.
- A CPU envia sinais através do sistema de barramentos BUS, o circuito onde todos os componentes se acoplam e verifica se estão funcionando.
- A CPU testa então a memória da placa de vídeo e os sinais de vídeo que controlam o monitor. A BIOS da placa de vídeo passa a fazer parte da BIOS total do sistema e da configuração da memória.
- Em seguida testa os chips da memória RAM. São gravados dados em cada chip e depois é lido cada byte enviado. A comparação do que é enviado e gravado na RAM e o que é lido é feito para certificar que a memória funciona corretamente.
- A CPU verifica se o teclado está conectado corretamente. Se houver algum curto-circuito ou tecla pressionada é enviada uma mensagem de erro.
- O POST envia sinais até os discos através de barramentos específicos. A resposta aos sinais indica quais drives estão disponíveis.
- Os resultados obtidos nos testes são confrontados com os dados gravados na CMOS. Que é onde ficam armazenadas as informações oficiais dos dispositivos instalados. Quaisquer modificações devem ser atualizadas na CMOS através do programa Setup.
- Algumas placas de expansão, como algumas controladoras de disco, contêm suas próprias BIOS, as quais são reconhecidas e passarão a fazer parte da BIOS do sistema e da configuração da memória. O boot passará para a fase de carregamento do Sistema Operacional. Ele é enviado para a memória RAM e passa a comandar as operações da máquina. Nessa fase o Sistema Operacional tem o controle do microprocessador.
- Além de detectar o hardware instalado, a função do POST é verificar se tudo está funcionando corretamente. Caso seja detectado algum problema em um componente vital para o funcionamento do sistema, como as memórias, processador ou placa de vídeo, o BIOS emitirá uma certa seqüência de bips sonoros, alertando sobre o problema. Problemas menores, como conflitos de endereços, problemas com o teclado, ou falhas do disco rígido serão mostrados na forma de mensagens na tela.
POST num é isso que eu tÔ fazendo agora??
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obs: Comentários Moderados...
Pense no que você vai digitar antes de colocar seus pensamentos obscuros...